top of page

FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO

ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 

Antes de dar início ao processo de admissão consideramos fundamental que realize uma visita ao nosso site de modo a conhecer-nos melhor, em especial a nossa Visão, Missão e Valores, o nosso Projeto Educativo e a nossa matriz pedagógica.  

Todas as pré-inscrições serão analisadas em função das vagas que possam existir e todos os candidatos serão considerados, independentemente da sua etnia, religião, sexo, nacionalidade ou orientação. 

 PROCESSO DE ADMISSÃO 

  • Como funciona o processo de admissão de alunos?
    O processo de admissão de alunos tem 3 fases que se encontram descritas em Admissão de Novos Alunos
  • Como posso conhecer o Colégio?
    No nosso website constam a maioria das informações sobre o Colégio assim como a VISITA VIRTUAL às nossas instalações. Caso pretenda fazer uma visita ou falar com uma das nossas assistentes comerciais deverá entrar em contacto através do email: geral@colegiodovale.com ou pelo Tel. 212979650.
  • Qual o prazo para realizar a pré-inscrição?
    Não existe prazo para realizar a PRÉ-INSCRIÇÃO, contudo, tendo em consideração a procura para os vários níveis de ensino, recomendamos que se realize o mais cedo possível. Em qualquer momento, o processo poderá ser dado como encerrado, dependendo do número de alunos candidatos.
  • Quantas fichas de pré-inscrição tenho que preencher para inscrever 2 ou mais filhos?
    A ficha de PRÉ-INSCRIÇÃO é individual pelo que, deverá preencher uma por cada aluno a inscrever.
  • Existe algum custo associado ao processo de admissão?
    A submissão da ficha de pré-inscrição, assim como toda a primeira fase do processo de admissão é gratuita. A passagem à segunda fase do processo pressupõe um pagamento de 100€: - se o Colégio confirmar a vaga, este valor será deduzido ao valor da matrícula; - se o Colégio não confirmar a vaga, esse valor será devolvido; - se o candidato desistir este valor não será reembolsado.
  • Qual o objetivo da entrevista com a Diretora/Coordenadora Pedagógica do Ciclo?
    A entrevista tem como principais objetivos: • apresentar o Projeto Educativo do Colégio: as principais opções estratégicas no processo de ensino-aprendizagem; os principais projetos e programas; • apresentar o Regulamento Interno e normas de funcionamento do Colégio; • conhecer o aluno, o seu percurso e avaliar das reais possibilidades deste ter uma boa integração no Colégio; • esclarecer todas as dúvidas colocadas pelo/a aluno/a e pelos respetivos encarregados de educação de modo a que percebam se o Colégio do Vale corresponde às suas expectativas pedagógicas e de funcionamento enquanto contexto educativo e assim decidir com maior consciência a Escola para os seus educandos.
  • Quem deverá estar presente na entrevista?
    A presença do/a aluno/a nesta fase do processo é obrigatória, devendo ser acompanhado, preferencialmente, por ambos os pais e/ou encarregados de educação.
  • A realização de entrevista é garantia de vaga?
    Existem vários critérios a ter em conta na admissão de novos alunos. A entrevista é apenas um deles. Para conhecê-los consulte CRITÉRIOS DE ADMISSÃO.
  • Caso não haja vaga, é possível ficar em lista de espera?"
    Sim, é possível. Para tal deverá informar a Assistente Comercial responsável pelo seu processo, dessa intenção. Assim que exista a possibilidade de vaga será contactado via email.
  • Qual o objetivo da realização do teste de inglês aos alunos que se candidatam aos 2º e 3º ciclos?
    No Colégio do Vale o Inglês é uma área disciplinar que se inicia aos 3 anos. Nesse sentido é fundamental aferir o nível de inglês dos candidatos de modo a, em caso de necessidade, ser apresentado o plano de recuperação de aprendizagens.
  • O teste de inglês é realizado no dia da entrevista?
    Não. Por norma será agendada uma data para que todos os alunos candidatos as realizem em simultâneo
  • O que está incluído na matrícula?
    A matrícula inclui o seguro escolar, a taxa de entrevista, a pasta de processo individual e o kit inicial de cartões de acesso composto por: cartão de aluno com fita de pescoço e bolsa e 2 cartões de adulto responsável/Encarregado de Educação
  • O que está incluído na anuidade?
    A nossa anuidade base inclui a Frequência e a Alimentação. Na Frequência estão incluídas todas as áreas e projetos que fazem parte das Componentes do Curriculum, constantes na matriz Pedagógica de cada ciclo, que poderá ser consultada em OFERTA EDUCATIVA
  • Quais as modalidades de pagamento da anuidade?
    O valor total da anuidade poderá ser pago antecipadamente (consultar condições na TABELA DE PREÇOS) ou poderá ser pago em 10 prestações mensais, de setembro a junho.
  • Quais os meses incluídos no valor da anuidade?
    A anuidade permite que os alunos frequentem o Colégio durante 11 meses, de setembro a julho.
  • Existe algum plano para alunos que não falam Português?
    Sim. Os alunos, a partir do 2º ano, cuja língua materna não é o Português e cujo nível de proficiência linguística de Português é A1 ou A2, têm que subscrever obrigatoriamente a modalidade da anuidade que inclui as aulas de Português Língua não Materna.
  • Como sei qual o nível de proficiência linguística de Português do meu Educando?
    Todos os candidatos estrangeiros, a partir do 2º ano, realizarão prova de proficiência linguística para aferir o nível de Português Língua não Materna que irão frequentar.
  • Quais as línguas estrangeiras existentes no Colégio?
    Todos os alunos do Colégio, a partir dos 3 anos e até ao 9º ano, têm Inglês como área disciplinar obrigatória. No 5º e no 6º ano têm, como área de enriquecimento curricular Oficina de Língua Estrangeira de Francês e Espanhol. A partir do 7º ano os alunos têm que optar por uma segunda língua obrigatória, podendo escolher entre Francês e Espanhol.
  • As refeições são confecionadas no Colégio?
    Sim, as nossas refeições são integralmente confecionadas no Colégio, com recurso a produtos frescos e evitando sempre que possível o recurso a produtos pré feitos, pré-preparados ou processados.
  • O que está incluído na Alimentação?
    O plano diário para cada aluno contempla: reforço da manhã, almoço, lanche e reforço da tarde (para alunos com prolongamento)
  • É possível adaptar as ementas?
    Sim, é possível adaptar em casos devidamente justificados, por motivos de saúde ou religiosos.
  • É obrigatório o uso de uniforme?
    Não existe uniforme, somente uso obrigatório de equipamento do modelo exclusivo do Colégio nas atividades desportivas e sempre que os alunos saiam para o exterior em atividades organizadas pelo Colégio.
  • O Colégio admite alunos externos em algumas atividades?
    Sim, o Colégio admite alunos externos no Programa Dual Diploma, nas atividades Extracurriculares, na Escola de Línguas, na Colónia de Férias, nos English Summer Courses.
  • Como se estabelece a comunicação Escola-Família?
    O principal meio de comunicação é através das plataformas eletrónicas existentes, nas quais é possível consultar informação sobre as rotinas e atividades diárias (Creche e Jardim de Infância), os horários, disciplinas, assiduidade, avaliações, comportamento. No início de cada ano letivo é também disponibilizado o contacto eletrónico assim como o dia e hora de atendimento das respetivas Educadoras, Professores Titulares de Turma e Diretor de Turma.
  • Como funciona o processo de admissão de alunos?
    O processo de admissão de alunos tem 3 fases que se encontram descritas em Admissão de Novos Alunos
  • Como posso conhecer o Colégio?
    No nosso website constam a maioria das informações sobre o Colégio assim como a VISITA VIRTUAL às nossas instalações. Caso pretenda fazer uma visita ou falar com uma das nossas assistentes comerciais deverá entrar em contacto através do email: geral@colegiodovale.com ou pelo Tel. 212979650.
  • Qual o prazo para realizar a pré-inscrição?
    Não existe prazo para realizar a PRÉ-INSCRIÇÃO, contudo, tendo em consideração a procura para os vários níveis de ensino, recomendamos que se realize o mais cedo possível. Em qualquer momento, o processo poderá ser dado como encerrado, dependendo do número de alunos candidatos.
  • Quantas fichas de pré-inscrição tenho que preencher para inscrever 2 ou mais filhos?
    A ficha de PRÉ-INSCRIÇÃO é individual pelo que, deverá preencher uma por cada aluno a inscrever.
  • Existe algum custo associado ao processo de admissão?
    A submissão da ficha de pré-inscrição, assim como toda a primeira fase do processo de admissão é gratuita. A passagem à segunda fase do processo pressupõe um pagamento de 100€: - se o Colégio confirmar a vaga, este valor será deduzido ao valor da matrícula; - se o Colégio não confirmar a vaga, esse valor será devolvido; - se o candidato desistir este valor não será reembolsado.
  • Qual o objetivo da entrevista com a Diretora/Coordenadora Pedagógica do Ciclo?
    A entrevista tem como principais objetivos: • apresentar o Projeto Educativo do Colégio: as principais opções estratégicas no processo de ensino-aprendizagem; os principais projetos e programas; • apresentar o Regulamento Interno e normas de funcionamento do Colégio; • conhecer o aluno, o seu percurso e avaliar das reais possibilidades deste ter uma boa integração no Colégio; • esclarecer todas as dúvidas colocadas pelo/a aluno/a e pelos respetivos encarregados de educação de modo a que percebam se o Colégio do Vale corresponde às suas expectativas pedagógicas e de funcionamento enquanto contexto educativo e assim decidir com maior consciência a Escola para os seus educandos.
  • Quem deverá estar presente na entrevista?
    A presença do/a aluno/a nesta fase do processo é obrigatória, devendo ser acompanhado, preferencialmente, por ambos os pais e/ou encarregados de educação.
  • A realização de entrevista é garantia de vaga?
    Existem vários critérios a ter em conta na admissão de novos alunos. A entrevista é apenas um deles. Para conhecê-los consulte CRITÉRIOS DE ADMISSÃO.
  • Caso não haja vaga, é possível ficar em lista de espera?"
    Sim, é possível. Para tal deverá informar a Assistente Comercial responsável pelo seu processo, dessa intenção. Assim que exista a possibilidade de vaga será contactado via email.
  • Qual o objetivo da realização do teste de inglês aos alunos que se candidatam aos 2º e 3º ciclos?
    No Colégio do Vale o Inglês é uma área disciplinar que se inicia aos 3 anos. Nesse sentido é fundamental aferir o nível de inglês dos candidatos de modo a, em caso de necessidade, ser apresentado o plano de recuperação de aprendizagens.
  • O teste de inglês é realizado no dia da entrevista?
    Não. Por norma será agendada uma data para que todos os alunos candidatos as realizem em simultâneo
  • O que está incluído na matrícula?
    A matrícula inclui o seguro escolar, a taxa de entrevista, a pasta de processo individual e o kit inicial de cartões de acesso composto por: cartão de aluno com fita de pescoço e bolsa e 2 cartões de adulto responsável/Encarregado de Educação
  • O que está incluído na anuidade?
    A nossa anuidade base inclui a Frequência e a Alimentação. Na Frequência estão incluídas todas as áreas e projetos que fazem parte das Componentes do Curriculum, constantes na matriz Pedagógica de cada ciclo, que poderá ser consultada em OFERTA EDUCATIVA
  • Quais as modalidades de pagamento da anuidade?
    O valor total da anuidade poderá ser pago antecipadamente (consultar condições na TABELA DE PREÇOS) ou poderá ser pago em 10 prestações mensais, de setembro a junho.
  • Quais os meses incluídos no valor da anuidade?
    A anuidade permite que os alunos frequentem o Colégio durante 11 meses, de setembro a julho.
  • Existe algum plano para alunos que não falam Português?
    Sim. Os alunos, a partir do 2º ano, cuja língua materna não é o Português e cujo nível de proficiência linguística de Português é A1 ou A2, têm que subscrever obrigatoriamente a modalidade da anuidade que inclui as aulas de Português Língua não Materna.
  • Como sei qual o nível de proficiência linguística de Português do meu Educando?
    Todos os candidatos estrangeiros, a partir do 2º ano, realizarão prova de proficiência linguística para aferir o nível de Português Língua não Materna que irão frequentar.
  • Quais as línguas estrangeiras existentes no Colégio?
    Todos os alunos do Colégio, a partir dos 3 anos e até ao 9º ano, têm Inglês como área disciplinar obrigatória. No 5º e no 6º ano têm, como área de enriquecimento curricular Oficina de Língua Estrangeira de Francês e Espanhol. A partir do 7º ano os alunos têm que optar por uma segunda língua obrigatória, podendo escolher entre Francês e Espanhol.
  • As refeições são confecionadas no Colégio?
    Sim, as nossas refeições são integralmente confecionadas no Colégio, com recurso a produtos frescos e evitando sempre que possível o recurso a produtos pré feitos, pré-preparados ou processados.
  • O que está incluído na Alimentação?
    O plano diário para cada aluno contempla: reforço da manhã, almoço, lanche e reforço da tarde (para alunos com prolongamento)
  • É possível adaptar as ementas?
    Sim, é possível adaptar em casos devidamente justificados, por motivos de saúde ou religiosos.
  • É obrigatório o uso de uniforme?
    Não existe uniforme, somente uso obrigatório de equipamento do modelo exclusivo do Colégio nas atividades desportivas e sempre que os alunos saiam para o exterior em atividades organizadas pelo Colégio.
  • O Colégio admite alunos externos em algumas atividades?
    Sim, o Colégio admite alunos externos no Programa Dual Diploma, nas atividades Extracurriculares, na Escola de Línguas, na Colónia de Férias, nos English Summer Courses.
  • Como se estabelece a comunicação Escola-Família?
    O principal meio de comunicação é através das plataformas eletrónicas existentes, nas quais é possível consultar informação sobre as rotinas e atividades diárias (Creche e Jardim de Infância), os horários, disciplinas, assiduidade, avaliações, comportamento. No início de cada ano letivo é também disponibilizado o contacto eletrónico assim como o dia e hora de atendimento das respetivas Educadoras, Professores Titulares de Turma e Diretor de Turma.
  • Como funciona o processo de admissão de alunos?
    O processo de admissão de alunos tem 3 fases que se encontram descritas em Admissão de Novos Alunos
  • Como posso conhecer o Colégio?
    No nosso website constam a maioria das informações sobre o Colégio assim como a VISITA VIRTUAL às nossas instalações. Caso pretenda fazer uma visita ou falar com uma das nossas assistentes comerciais deverá entrar em contacto através do email: geral@colegiodovale.com ou pelo Tel. 212979650.
  • Qual o prazo para realizar a pré-inscrição?
    Não existe prazo para realizar a PRÉ-INSCRIÇÃO, contudo, tendo em consideração a procura para os vários níveis de ensino, recomendamos que se realize o mais cedo possível. Em qualquer momento, o processo poderá ser dado como encerrado, dependendo do número de alunos candidatos.
  • Quantas fichas de pré-inscrição tenho que preencher para inscrever 2 ou mais filhos?
    A ficha de PRÉ-INSCRIÇÃO é individual pelo que, deverá preencher uma por cada aluno a inscrever.
  • Existe algum custo associado ao processo de admissão?
    A submissão da ficha de pré-inscrição, assim como toda a primeira fase do processo de admissão é gratuita. A passagem à segunda fase do processo pressupõe um pagamento de 100€: - se o Colégio confirmar a vaga, este valor será deduzido ao valor da matrícula; - se o Colégio não confirmar a vaga, esse valor será devolvido; - se o candidato desistir este valor não será reembolsado.
  • Qual o objetivo da entrevista com a Diretora/Coordenadora Pedagógica do Ciclo?
    A entrevista tem como principais objetivos: • apresentar o Projeto Educativo do Colégio: as principais opções estratégicas no processo de ensino-aprendizagem; os principais projetos e programas; • apresentar o Regulamento Interno e normas de funcionamento do Colégio; • conhecer o aluno, o seu percurso e avaliar das reais possibilidades deste ter uma boa integração no Colégio; • esclarecer todas as dúvidas colocadas pelo/a aluno/a e pelos respetivos encarregados de educação de modo a que percebam se o Colégio do Vale corresponde às suas expectativas pedagógicas e de funcionamento enquanto contexto educativo e assim decidir com maior consciência a Escola para os seus educandos.
  • Quem deverá estar presente na entrevista?
    A presença do/a aluno/a nesta fase do processo é obrigatória, devendo ser acompanhado, preferencialmente, por ambos os pais e/ou encarregados de educação.
  • A realização de entrevista é garantia de vaga?
    Existem vários critérios a ter em conta na admissão de novos alunos. A entrevista é apenas um deles. Para conhecê-los consulte CRITÉRIOS DE ADMISSÃO.
  • Caso não haja vaga, é possível ficar em lista de espera?"
    Sim, é possível. Para tal deverá informar a Assistente Comercial responsável pelo seu processo, dessa intenção. Assim que exista a possibilidade de vaga será contactado via email.
  • Qual o objetivo da realização do teste de inglês aos alunos que se candidatam aos 2º e 3º ciclos?
    No Colégio do Vale o Inglês é uma área disciplinar que se inicia aos 3 anos. Nesse sentido é fundamental aferir o nível de inglês dos candidatos de modo a, em caso de necessidade, ser apresentado o plano de recuperação de aprendizagens.
  • O teste de inglês é realizado no dia da entrevista?
    Não. Por norma será agendada uma data para que todos os alunos candidatos as realizem em simultâneo
  • O que está incluído na matrícula?
    A matrícula inclui o seguro escolar, a taxa de entrevista, a pasta de processo individual e o kit inicial de cartões de acesso composto por: cartão de aluno com fita de pescoço e bolsa e 2 cartões de adulto responsável/Encarregado de Educação
  • O que está incluído na anuidade?
    A nossa anuidade base inclui a Frequência e a Alimentação. Na Frequência estão incluídas todas as áreas e projetos que fazem parte das Componentes do Curriculum, constantes na matriz Pedagógica de cada ciclo, que poderá ser consultada em OFERTA EDUCATIVA
  • Quais as modalidades de pagamento da anuidade?
    O valor total da anuidade poderá ser pago antecipadamente (consultar condições na TABELA DE PREÇOS) ou poderá ser pago em 10 prestações mensais, de setembro a junho.
  • Quais os meses incluídos no valor da anuidade?
    A anuidade permite que os alunos frequentem o Colégio durante 11 meses, de setembro a julho.
  • Existe algum plano para alunos que não falam Português?
    Sim. Os alunos, a partir do 2º ano, cuja língua materna não é o Português e cujo nível de proficiência linguística de Português é A1 ou A2, têm que subscrever obrigatoriamente a modalidade da anuidade que inclui as aulas de Português Língua não Materna.
  • Como sei qual o nível de proficiência linguística de Português do meu Educando?
    Todos os candidatos estrangeiros, a partir do 2º ano, realizarão prova de proficiência linguística para aferir o nível de Português Língua não Materna que irão frequentar.
  • Quais as línguas estrangeiras existentes no Colégio?
    Todos os alunos do Colégio, a partir dos 3 anos e até ao 9º ano, têm Inglês como área disciplinar obrigatória. No 5º e no 6º ano têm, como área de enriquecimento curricular Oficina de Língua Estrangeira de Francês e Espanhol. A partir do 7º ano os alunos têm que optar por uma segunda língua obrigatória, podendo escolher entre Francês e Espanhol.
  • As refeições são confecionadas no Colégio?
    Sim, as nossas refeições são integralmente confecionadas no Colégio, com recurso a produtos frescos e evitando sempre que possível o recurso a produtos pré feitos, pré-preparados ou processados.
  • O que está incluído na Alimentação?
    O plano diário para cada aluno contempla: reforço da manhã, almoço, lanche e reforço da tarde (para alunos com prolongamento)
  • É possível adaptar as ementas?
    Sim, é possível adaptar em casos devidamente justificados, por motivos de saúde ou religiosos.
  • É obrigatório o uso de uniforme?
    Não existe uniforme, somente uso obrigatório de equipamento do modelo exclusivo do Colégio nas atividades desportivas e sempre que os alunos saiam para o exterior em atividades organizadas pelo Colégio.
  • O Colégio admite alunos externos em algumas atividades?
    Sim, o Colégio admite alunos externos no Programa Dual Diploma, nas atividades Extracurriculares, na Escola de Línguas, na Colónia de Férias, nos English Summer Courses.
  • Como se estabelece a comunicação Escola-Família?
    O principal meio de comunicação é através das plataformas eletrónicas existentes, nas quais é possível consultar informação sobre as rotinas e atividades diárias (Creche e Jardim de Infância), os horários, disciplinas, assiduidade, avaliações, comportamento. No início de cada ano letivo é também disponibilizado o contacto eletrónico assim como o dia e hora de atendimento das respetivas Educadoras, Professores Titulares de Turma e Diretor de Turma.
bottom of page